Programa Portas Abertas oferta mais de 500 vagas de emprego e ação é aprovada por candidatos

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quinta, 03 de Abril de 2025 às 15:03

Programa Portas Abertas oferta mais de 500 vagas de emprego e ação é aprovada por candidatos

Foto: Jean Victor


Com a proposta de ampliar a empregabilidade no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET), promoveu nesta quinta-feira (3/4), através do Programa Portas Abertas, a oferta de oportunidades para ingressar ao mercado de trabalho. São mais de 500 vagas de emprego e estágio disponíveis para moradores a partir de 15 anos. 

A ação foi possível através de uma parceria da SEMDET com a Ânima Recursos Humanos e acontece na Faculdade Unime, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes, até as 17h. No local, os candidatos descobrem o perfil das vagas, empresas, salários, horários e já podem sair com um convite para entrevista. O programa oferece vagas em diversas áreas, como supervisor de loja, gerente e caixa, atendente e vendedor, auxiliar de cozinha e cozinheiro, segurança e serviços gerais, entre outros. 

Luana Vitorino, titular da secretaria, reforçou que essa é apenas a primeira de muitas ações. "Além das vagas, teremos um projeto de capacitação para preparar ainda mais nossa mão de obra. Queremos que Lauro de Freitas cresça junto com sua população", disse a gestora da SEMDET. 

Seja para quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho ou buscando uma recolocação profissional, o evento prioriza os moradores de Lauro de Freitas, fortalecendo a economia local e abrindo portas.  Emily de Souza, 17 anos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Américo Simas, não esconde a felicidade ao segurar sua carta de estágio. "Agradeço à prefeitura por essa oportunidade. A vaga é perto de casa, e esse trabalho vai me ajudar a entrar na faculdade e realizar o meu sonho de ser dentista!", comemorou. 

Já Paulo Sérgio Correa Neto, 18 anos, estudante de Engenharia Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), busca seu primeiro emprego para conciliar com a faculdade. "Quero ajudar em casa e ganhar experiência. Uma vaga de meio período seria ideal." Além dele, Cailane Camila Gomes, de apenas 15 anos, demonstrou maturidade ao falar de seus planos. "Tive uma experiência de um mês no fim do ano, e agora quero um emprego onde eu possa crescer e aprender", falou. 

Danilo Correa, coordenador geral da SEMDET, destacou a importância dessa ação. "Este é o primeiro contato de muitos jovens com o mercado de trabalho, e estamos fazendo um acolhimento humanizado, com devolutivas rápidas e até um lanche. Nosso objetivo é aumentar a empregabilidade, especialmente entre os jovens, e conectar empresas que precisam de mão de obra com nossos talentos locais". 

A fila no stand demonstra que não falta vontade dos jovens em progredir. O Programa Portas Abertas reflete o compromisso da gestão de fomentar o emprego e a renda.