Representante da saúde de Amargosa vem conhecer de perto sistema da Regulação de Lauro de Freitas

Por: Yandra Barros
Segunda, 06 de Maio de 2024 às 14:02

Representante da sade de Amargosa vem conhecer de perto sistema da Regulao de Lauro de Freitas

Foto: Andressa Oliveira


A Central de Regulação de Lauro de Freitas recebeu a visita técnica de Luciana Cintra, diretora da regulação de Amargosa, que foi recebida pelo coordenador da regulação Igor Mascarenhas, e teve como objetivo conhecer o sistema desenvolvido pelo município. Na ocasião foi apresentado o modelo de gestão e monitoramento das vagas, bem como os processos necessários para efetivação da regulação.

Igor Mascarenhas, explicou como surgiu o sistema que é exemplo para outros municípios. “Durante a pandemia nós tivemos uma demanda represada muito grande, e muitos procedimentos deixaram de ser efetuados. Com o fim da pandemia, a demanda represada veio e tivemos filas imensas. Foi quando Lauro de Freitas teve essa ideia de trazer uma regulação mais humanizada para a população e nisso a gente traz uma fila que era presencial e a torna virtual. Com a adoção desse sistema nós conseguimos descentralizar a regulação, hoje nós temos a Central e mais 14 postos distribuídos no município”. 

Luciana Cintra, falou sobre o objetivo da visita. “A ideia é dialogar sobre pactuação, conhecer sobre o fluxo e ver onde a regulação de Lauro pode ajudar na organização desse fluxo para os pacientes de Amargosa”.

Segundo o coordenador, além da possibilidade de descentralização da marcação, o sistema adotado permite o levantamento de dados que ajudam na melhoria do atendimento à população. “Antes havia o hábito de se dormir na fila para garantir uma vaga, hoje a gente observa que o público que utiliza a regulação aumentou, temos pessoas que param o carro, dão entrada e vão para casa”. A população ainda tem a opção de acompanhar o status de suas consultas e exames através do site (regulacaomunicipal.pmlf.ba.gov.br).