Requalificada, Prefeitura de Lauro de Freitas entrega reforma da USF Caji/Vida; unidade possui Farmácia Viva

Por: Neison Cerqueira
Quarta, 01 de Novembro de 2023 às 15:03

Requalificada, Prefeitura de Lauro de Freitas entrega reforma da USF Caji/Vida; unidade possui Farmcia Viva

Foto: Lucas Lins


Na manhã desta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega da requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) Caji/Vida Nova. O equipamento, que faz parte da rede municipal de Atenção Básica à Saúde do município, além de beneficiar os moradores locais e também dos bairros adjacentes, a unidade é a primeira a ter uma Farmácia Viva. Trata-se de plantas medicinais, cuidadas desde o cultivo, passando pela coleta e processamento, armazenamento, além da manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas fitoterápicas.

A Prefeita Moema Gramacho destacou a requalificação da unidade e falou da novidade que compõe a unidade. "Na minha última gestão, em 2008, entreguei a USF. Hoje, volto aqui e entrego mais uma unidade requalificada, que tem uma especialidade. É a única que já está funcionando a Farmácia Viva Agroecológica, que é uma alternativa para medicina, mas é claro que tudo deve ser feito com orientação médica e os médicos estão prontos para atender a população, com o posto em melhor condição de trabalho e atendimento. É preciso reforçar que é uma inovação, uma alternativa que podemos usar. É medicina natural e precisamos atrair o que deu certo", frisou a gestora.



O secretário da SESA, Augusto César Pereira, disse que é satisfatório poder realizar a entrega de um equipamento, já que o munícipe terá mais condição de atendimento, além de enaltecer os profissionais que atuam na rede. "É uma grande satisfação, uma alegria muito grande, que estamos entregando a requalificação da unidade. Mais um equipamento requalificado, desta feita em Vida Nova, que atende a comunidade, dá condições aos profissionais de saúde ao fazer seus trabalhos de forma salubre, com satisfação de vir trabalhar. O munícipe vir aqui e ser não só atendido, como também acolhido", disse.

Ele também falou sobre a Farmácia Viva. Segundo ele, "as pessoas vão interagir junto com as faculdades, com as escolas. É a medicina do plantio, onde vamos utilizar as plantas e produzir os medicamentos in natura, fazendo com que essas pessoas possam estar sendo curadas também com essas medicações", completou.

Sueli Bacelar, gerente da Unidade Caji/Vida Nova, agradeceu a entrega do novo equipamento. “Estamos fazendo essa entrega de requalificação. Só tenho a agradecer. É muita gratidão para a comunidade receber hoje uma unidade reformada e requalificada. Precisávamos de qualidade no atendimento e hoje a gente vive essa realidade registrando 600 atendimentos diários. Houve uma melhora significativa", contou. 

Paciente da USF, Rosana Amorim, 56 anos, ficou satisfeita com a ampliação, requalificação e novidades da unidade. "Tomei um susto quando cheguei aqui. Estamos vivendo uma outra realidade. Precisávamos dessa melhoria. Está mais espaçosa, o atendimento não tem demorado. Como moradora fico muito feliz de poder estar vivendo esse momento", revelou.