Reunião da Comtur Lauro de Freitas destaca planejamento estratégico e iniciativas para fortalecer o turismo na região

Por: Laerte Santana
Quarta, 21 de Fevereiro de 2024 às 15:03

Reunio da Comtur Lauro de Freitas destaca planejamento estratgico e iniciativas para fortalecer o turismo na regio

Foto: Lucas Lins

 

O Conselho Municipal de Turismo de Lauro de Freitas (Comtur) realizou sua primeira reunião de 2024, marcada pela apresentação dos novos conselheiros e o início dos trabalhos para a construção do planejamento estratégico anual, nesta quarta-feira (21). Na pauta do encontro, realizado no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), também foi destacado o alinhamento da execução do Plano Municipal de Turismo, com a participação ativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

O secretário de Cultura, André Pereira, considerou a reunião com a Comtur bastante produtiva, destacando o foco no investimento e na atenção aos turistas como elementos essenciais para o avanço do setor. "Vamos contribuir para a alocação dos investimentos e o planejamento da cidade, com foco nessa questão. É importante lembrar que o turismo não só gera renda, mas também impulsiona a economia de Lauro de Freitas, tornando-a cada vez mais atrativa para os visitantes. Temos a notícia de uma alta ocupação dos nossos leitos hoteleiros, durante o Carnaval, atingindo cerca de 90%, o que é muito positivo para nós, e sabemos que precisamos avançar ainda mais no apoio ao turismo", apontou o secretário.

Conforme mencionado pelo presidente da Comtur, André Camarada, durante o encontro foi conduzida uma análise SWOT do turismo de Lauro de Freitas, com o intuito de explorar as percepções do setor dentro do município. "Além das contribuições dos membros do Conselho e de convidados, também abordamos a questão da indicação geográfica para examinar os produtos e serviços do município de forma estratégica em níveis regional e nacional", afirmou.

Fernanda Aragão, vice-presidente da Comtur, ressaltou que a reunião dará origem a planos de ação voltados para o turismo, visando fortalecer os roteiros turísticos. Entre eles, será enfatizado o turismo de religião de matriz africana, a rota das cervejarias e de base comunitária, incluindo o quilombo Quingoma, além de outras iniciativas.

Durante a reunião da Comtur também foi destacada a apresentação do Festival Mundial da Criatividade e Inovação, agendado para ocorrer em Lauro de Freitas nos dias 19 a 21 de abril, conduzida por Ana Pires, fundadora da Clara Idea e líder do WDC 2024. O evento oferece quatro categorias de participação: Inspirador, Anfitrião, Patrocinador ou Voluntário. Além dos membros do Conselho, participou da reunião o professor Bartolomeu Rebouças, doutor em Planejamento Territorial.