Serviços do Consultório na Rua são retomados em Lauro de Freitas
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Sexta, 31 de Janeiro de 2025 Ã s 15:03
A retomada do Consultório na Rua (CnR) no município, reafirma o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Saúde (Sesa), com a garantia de acesso à saúde para a população em condição de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que vivem em situação de rua. A volta dessa equipe ao território vai além da oferta de serviços médicos e sociais, representa um atendimento humanizado, com foco nas especificidades de cada indivíduo e na redução das desigualdades no acesso à saúde.
A equipe do CnR é formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista, uma assistente social e uma psicóloga. Juntos, eles realizam o acolhimento, acompanhamento e reintegração social de pessoas que enfrentam barreiras para acessar os serviços de saúde convencionais.
O CnR atua com busca ativa, construção de vínculos e atendimento diretamente no território, facilitando o diagnóstico precoce de doenças, a vacinação, o acesso a tratamentos e o encaminhamento para outros níveis de atenção. Com a retomada do serviço, o município reforça a importância da presença contínua da equipe nos locais onde essas pessoas estão, fortalecendo a rede de cuidados e garantindo que ninguém fique desassistido.
A dedicação dos profissionais envolvidos é fundamental para que o Consultório na Rua cumpra sua missão de proporcionar um atendimento digno, acessível e humanizado, promovendo saúde e cidadania para todos. Beatriz Andrade, dentista da equipe, destaca a relevância do serviço. “É muito importante estarmos aqui atendendo esses pacientes, porque muitos deles, infelizmente, não compreendem a real importância da saúde bucal e como isso afeta não apenas o bem-estar da boca, mas também todo o sistema digestivo e o corpo como um todo. Estamos aqui para trabalhar em conjunto com a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, para fazermos o bem para o cidadão”, destacou.
A assistente social Rute Romão também compartilhou sua experiência. “Eles se sentem bem acolhidos e à vontade com a equipe, não têm receio algum de falar sobre sua situação. Como temos uma médica na equipe, ela conversa, avalia e prescreve medicação, se necessário. Caso precise, o paciente também é encaminhado para a psicóloga, que realiza o atendimento da mesma forma”, explicou.
O atendimento humanizado, com tratamento digno para a população que está em situação de rua, é um dos elementos que faz com que os atendidos aprovem o serviço oferecido pelo programa. Joseph, canadense que mora em Lauro de Freitas há cinco anos, usa os serviços do Consultório na Rua há cerca de três anos e elogia a iniciativa. “Muito obrigado, foi um prazer revê-los. Voltem com mais frequência!” Após ser examinado pela dentista Beatriz Andrade, Joseph recebeu a indicação de realizar algumas restaurações nos dentes. Já Milson Teixeira dos Santos, que trabalha com reciclagem e cria galinhas em Ipitanga, há mais de cinco anos, também reconhece a importância do serviço. “A equipe sempre vem me atender, trazem preservativos, escova de dente, pasta e sabonete. Quando preciso de atendimento, a médica me avalia e me encaminha. Eles já têm meu cadastro, graças a Deus”, contou.