Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas intensifica ação educativa em peixarias durante a Semana Santa

Por: Laerte Santana
Terça, 26 de Março de 2024 às 13:01

Vigilncia Sanitria de Lauro de Freitas intensifica ao educativa em peixarias durante a Semana Santa

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


Com foco na comercialização de pescados e frutos do mar durante a Semana Santa, os agentes fiscais da Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas (Visa) intensificaram suas ações, nesta terça-feira (26). De cunho educativo, a iniciativa percorreu estabelecimentos para verificar a procedência, condições de armazenamento e conservação desses alimentos, a fim de garantir a qualidade e segurança dos produtos vendidos neste período festivo.

De acordo com o coordenador da Visa, Adriano Almeida, a medida é essencial para assegurar a saúde dos consumidores durante a temporada de alta demanda por esses produtos. "Considerando que peixes e frutos do mar requerem cuidados especiais, pois são alimentos que, se mal conservados, podem ficar inadequados para o consumo, a vigilância sanitária intensificou a ação educativa para garantir o cumprimento das normas vigentes", explicou.



Na ação, os agentes fiscais orientaram os proprietários dos estabelecimentos sobre formas adequadas de organização dos ambientes, de condições de limpeza e conservação dos freezers e caixas frias, além de instruções sobre o armazenamento correto dos produtos, como a separação de peixes e frutos do mar de outros alimentos.

Responsável pelo setor de fiscalização da Visa, David Ribeiro enfatiza que as condições higiênicas e sanitárias dos locais onde os peixes e frutos do mar são comercializados são prioridades fundamentais da vigilância. "Outra orientação que destacamos para os proprietários dos estabelecimentos é a correta armazenagem dos pescados. Manter os peixes no gelo é essencial para preservar o frescor do produto", disse.

A Visa Lauro de Freitas orienta os consumidores na hora da compra a observarem a aparência fresca dos pescados e frutos do mar. Por exemplo, o peixe deve apresentar olhos brilhantes, escamas aderidas e carne firme. Também é fundamental observar se não há mofo, ovos ou larvas de moscas, entre outros sinais que indicam que o produto não está adequado para o consumo.